FAQs
Dúvidas
mais frequentes
Robotic Process Automation é tudo que se refere a automação de processos corporativos.
Este tipo de software ou plataforma fornece capacidades avançadas de automação para serem configuradas e assim criar “robôs” que executam tarefas manuais e repetitivas.
RPA utiliza ações pré construídas de alto nível, isto permite dar agilidade ao projetos de automação, tornando as entregas mais rápidas.
Diferente da TI Tradicional, softwares RPA utilizam a camada de apresentação dos sistemas (telas) e interage com elas como se fosse uma pessoa trabalhando, aproveitando todas as regras de negócios já implantadas, testadas e em uso.
Robôs podem ser “treinados” para executar atividades em qualquer departamento, principalmente back office, centros de serviços compartilhados e tarefas administrativas.
Um robô é treinado para executar ações em uma sequência lógica, permitindo que se tenha controle de todas as informações e situações que o robô manipula ou que transitam sob sua “tutela”.
As plataformas mais modernas de RPA geralmente disponibilizam ações prontas e assim você vai encaixando as açôes, uma a uma, até ter finalizado toda a instrução que precisa passar para o robô. Questões de segurança, falhas, horários de execução – tudo isso é configurado nas próprias ferramentas RPA.
Respondemos com outra pergunta:
Excel é uma ferramenta de TI?
RPA provavelmente será hospedado, monitorado, licenciado e controlado por TI, mas não necessariamente TI é quem dará as cartas. Pode-se ter um comitê misto (TI & Negócios) para definir as melhores práticas para RPA.
Voltamos ao Excel, não tem como TI controlar todas as planilhas e até macros que são utilizadas pelos diversos departamentos, com RPA também é assim, robôs podem ficar distribuídos nos diversos departamentos para atender diferentes demandas de negócio, e isto quem vai solicitar, aprovar e controlar, será o “dono” do robô.
Os melhores processos para serem candidatos à automação são:
- Tarefas que tomam muito tempo
- Tarefas que processam muitos itens por dia
- Tarefas que apresentam exceções
- Tarefas em horários incomuns
- Geração de relatórios
- Digitação da mesma informação em múltiplos sistemas
- Captura de dados
- Entre outros diversos cenários…
- Emular ações humanas em tarefas e processos repetitivos executadas em Sistemas existentes e em produção;
- Um software-robô manipula a camada de apresentação das aplicações (telas, páginas de internet, etc.) de maneira análoga ao que uma pessoa faria;
- Interagir com quaisquer tipos de aplicações ou sistemas, usando técnicas não invasivas, sem programações nem testes demorados e custosos para usuários;
- Trabalhar 24×7 – com quaisquer configurações de horário e dia, independentemente de recursos humanos;
- Registrar todas as ações executadas através de log de texto e de imagem;
- Gerenciar remota e segregadamente informações e tratamento de exceções.
Projetos de RPA geralmente são rápidos e podem ser medidos em dias/semanas. Tenha em mente que o treinamento de um robô seria igual ao treinamento que é necessário passar para uma nova pessoa que executaria a tarefa.
Atividades mais complexas ou com muitas exceções levarão mais tempo.
As principais ferramentas de mercado disponibilizam funções para auditoria, segurança, perfis de usuários e relatórios. Adicionalmente a isto, durante a arquitetura e desenvolvimento dos robôs, pode-se implementar log bem mais detalhados, inclusive com print de tela para guarda de evidências.




